Votar é o ato que cada cidadão possui de direito, poder mostrar sua opinião. O ato de votar é direito conquistado através de muito esforço e trabalho. Nossos antepassados lutaram sem cansar.
A cada dois anos, chegando próximo do mês de outubro, repensamos nossos atos e decidimos o futuro do nosso município, estado ou país.
A democracia, já criada no século V pelos gregos, passou por inúmeras mutações até chegar a forma que tem hoje.
Mas, durante essas mudanças, a democracia e principalmente a política, mudaram de cara. Durante vários períodos da História, vimos surgir expressões como voto do cabresto, manipulações e compras de votos em troca de inúmeros beneficios.
Os jornais, principais meios de comunicação, seguidos de outros é claro, veiculam informações seguindo suas próprias idéias, ideologias, aumentos em suas contas bancárias, enfim.
Entristece ver que jornais impedem a livre resposta de ambos os lados políticos. E entristece mais ainda quando vimos os candidatos se atacarem verbalmente, no lugar de apresentarem propostas de governo.
A politica tem outra cara. Votar é nosso direito mas é um dever também. Se não comparecermos nas urnas domingo, precisamos justificar.
"Vender o voto" é outro ato inconsequente. Se alguém opta por votar no candidato que lhe dê algo em troca de seu voto, perde o direito de cobrar os direitos e reivindicações depois.
Por isso a ênfase no votar com consciência. Também não podemos, e não é aceitável, que anulem o voto.
Esse ato significa que essas pessoas estão distantes do processo eleitoral e se omitem a participar do processo que decide o futuro pelos próximos quatro anos.
Então, neste domingo, vote para o candidato que tem melhor condições de conduzir sua cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário